domingo, 29 de junho de 2008

Final Euro 2008

Quase já ninguém se lembra, mas acaba hoje o Europeu de Futebol 2008.
Após a euforia inicial vivida em Portugal, a eliminação da nossa selecção deitou as noticias sobre o evento para o fim dos telejornais e para as últimas páginas dos jornais. É justo! Afinal de contas poucos são os portugueses que agora se interessam pelas noticias vindas da Áustria e da Suíça!

Mas surpreendam-se os cépticos! Por incrível que pareça, o europeu continuou mesmo depois da eliminação de Cristiano Ronaldo e companhia, e após alguns dias de mata-mata as leis do jogo ditaram que a discussão do titulo estaria limitada a duas nações: Alemanha e Espanha.

E é hoje que ambas se defrontam no jogo da glória. Favoritos não há! A Espanha tem um futebol mais vistoso e de ataque, a Alemanha é mais cínica e eficaz. Qualquer uma pode ganhar! O que para mim é uma tristeza enorme porque não sei por qual delas irei torcer naqueles 90 minutos (mais talvez) de emoções fortes (fortes para espanhóis e alemães entenda-se). Para mim os 90 minutos acabariam empatados, os penaltis empatados e a decisão iria recair num emotiva (mas não inédita em europeus) moeda ao ar, que por sua vez cairia quinada e ditaria um empate final.

Não quero ver nenhum destas equipas a celebrar o titulo. Alemães porque são alemães e nunca ninguém quer que a Alemanha vença, seja no que for. Motivos? Razões históricas talvez, acrescido daquele ar cínico e superior que alguns germânicos conseguem ter quando vencem. A Espanha porque é o nosso país irmão, e nós nunca queremos que o nosso irmão seja melhor do que nós! E toda a gente sabe aquele ditado que diz que o melhor negócio do mundo é comprar um espanhol pelo que vale e vendê-lo pelo que pensa que vale! Nenhum português quer perder esse negócio! Além disso, vai ser com uma enorme azia que iremos aguentar os ecos vitoriosos vindos da fronteira em caso de vitória Espanhola.
Sendo assim a noite de logo vai ser uma noite de sofrimento. Só há uma solução! Refugiar-mo-nos no álcool e esperar que algo estranho aconteça!

Sem comentários: